domingo, 23 de agosto de 2009

Diretriz (Jornal Mackenzie) outubro/2006



Theatro São Pedro, de problemas à esplendores




Mesmo passando por diversas dificuldades, o Theatro São Pedro revive momentos de glória e sucesso.

Por Aline Riccioppo

O Theatro São Pedro, agora restaurado, possui um novo projeto chamado Quartas Musicais. Nele, músicos e atores se dispõem, às quartas-feiras, pelo saguão principal do teatro e se apresentam de portas abertas, possibilitando às pessoas com recursos limitados a apreciação da cultura brasileira. A entrada é franca. Voltando com toda a força, dia 29 de outubro o teatro estreou, com um enorme sucesso, uma ópera cômica chamada Pinafore. A trajetória do teatro é tão instigante que no ano 2000 foi lançado, pela Secretaria de Cultura, um livro em sua homenagem chamado Resistência e Preservação.



Inaugurado por Manoel Fernandes Lopes em 17 de janeiro de 1917, o Theatro São Pedro é o segundo mais antigo de São Paulo, perdendo apenas para o Municipal. Com nome de origem portuguesa, iniciou sua trajetória com peças de grande porte como A Moreninha de Joaquim Manoel Macedo e O Escravo de Lúcifer, da troupe D´Luxo e, algumas de suas peças até passaram pela repressão da ditadura. Inúmeras figuras consagradas até hoje no meio teatral estiveram no teatro, como Beatriz Segal, Procópio Ferreira, Fernanda Montenegro e Paulo Autran.



O lugar leva em sua jornada a época de transição entre teatro oficial à teatro experimental, reformando a linguagem teatral. Mas, sua história não é feita apenas de esplendores. Na década de 40, o teatro foi desativado, perdendo muitas de suas características marcantes como seu estilo neoclássico. Ficou 20 anos abandonado, servindo de depósito de pneus e estacionamento. “O teatro passou por uma situação muito difícil, a gente achava que ele não voltaria a ser o que era”, confessa Alberto Almeida, atual administrador. Passou por duas grandes reformas, uma em 1968 e outra em 1970. De grande importância para o desempenho do teatro, em 1973 foi sublocado à Secretaria de Estado da Cultura como sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A partir de 1982 foi feito um projeto de tombamento do prédio comandado pelo secretário de cultura Marcos Mendonça, com o intuito de recuperá-lo. A restauração contou com o trabalho de cerca de 180 homens e o projeto foi entregue 90 dias antes do prazo. O objetivo era tentar, ao máximo, manter suas características do começo do século, porém com uma avançada tecnologia, que desse espaço tanto às pequenas apresentações quanto às grandes óperas. A reinauguração aconteceu em 1998.



A acústica do teatro é um fator que chama muito a atenção de quem o freqüenta. “A acústica é muito boa. Se tiver alguém conversando no fundo da platéia, quem estiver no palco ouve e vice-versa, os artistas adoram isso”, diz Alberto Almeida. O palco também ganhou uma infra-estrutura de primeiro mundo. Uma parte dele foi rebaixada, dando origem ao que chamam de “ala de serviço”, ou seja, lugar para os instrumentistas. Ela sobe e desce criando um efeito de movimento no palco, contudo sem interferir no andamento da apresentação. A platéia é o ambiente mais aconchegante do teatro, possuindo 800 lugares e um avançado sistema de luz, som e incêndio. Conta ainda com dois elevadores, facilitando a locomoção de deficientes físicos, e com um agradável café - bomboniere. Completando, de maneira merecedora, o contexto do lugar temos o Centro de Memória de Ópera do Theatro São Pedro e a Sala Dinorá de Carvalho. O Centro de Memória preserva trajes de época pertencentes a grandes óperas, balés e produções teatrais. A Sala Dinorá de Carvalho homenageia esta grande pianista e compositora, grande defensora e divulgadora da música nacional.



O órgão responsável pela manutenção do teatro é o APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte). “O APAA é ágil na manutenção, cuida de toda a parte técnica, de pintura e de pós restauração. É uma ajuda e tanto”, diz Alberto. Devolvido à população da cidade, o Theatro São Pedro é considerado hoje um monumento histórico, o qual vale a pena conferir.

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